ANTES DA INSTALAÇÃO
Instruções para a realização da medição de fumaça preta, por parte de fontes estacionárias GMG's Diesel na Escala Ringelmann.
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Ficar entre 3 a 10 metros da saída dos gases do cano de escapamento do grupo gerador com a folha da escala Ringelmann na mão (vide foto da Escala Ringelmann);
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Acionar o grupo gerador a frio e cronometrar 3 minutos. Assim que finalizado os 3 minutos comparar os gases de saída do motor com os padrões da densidade calorimétrica da Escala Ringelmann;
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Se a densidade for igual ao padrão 1 significa que o motor esta em perfeita condições;
Se a densidade for igual ou maior ao Padrão 2, verificar se a fumaça esta cinza ou preta. Se for cinza: poder ser falta de lubrificante no motor (abrir motor), espelhamento da camisa ou anéis gastos. Se for preta: bombas e bicos injetores deverão ser regulados.
Resumo: Ligar o motor: a frio e depois de 3 (três) minutos e verificar se a fumaça está igual ao padrão 1 da escala Ringelmann.
Se a densidade for igual ao padrão 1 na Escala Ringelmann , conforme a Lei Estadual do Estado de São Paulo n.997, Decreto Estadual n.8468 artigos 31 e 33, significa que o motor esta em perfeita condições de operação e com a instalação do oxicatalisador ele atendera a lei. Se a densidade for padrão 2 ou maior, significa que o grupo gerador necessita de um manutenção antes da instalação do oxicatalisador.
APÓS A INSTALAÇÃO
Se o gerador mesmo após a instalação do Oxicatalisador continua emitindo gases em excesso, poluindo o ambiente e provocando um mau cheiro absolutamente insuportável na sua casa e também na casa de um de seus vizinhos, que já inclusive reclamou inúmeras vezes, sob ameaça de entrar na justiça para impedir o uso do meu gerador. “
Opção 1: verificar se existe água dentro da tubulação. Caso positivo, ao ligar o gerador ela condensa gerando fumaça.
Opção 2: verificar se o pré-aquecimento do motor está desligado. Caso positivo, re-ligar o pré aquecimento para atenuar a fumaça na partida.
Opção 3: alguns geradores instalados em residencias não utilizam Diesel S10. Na maioria das vezes o Diesel utilizado é o comercial mais barato. Devido a não utilização do GMG, esse Diesel, armazenado dentro dos reservatórios acumula água e quando o gerador é acionado o Diesel por estar contaminado não queima por inteiro. Isso é a causa do mau cheiro e fumaça.
Opção 4: quando o gerador é novo e funciona por 10 horas a 12 horas com pouca carga ou seja com 30% a 40% de carga, ocorre um espelhamento de camisa por falta de carga no motor e consequentemente o gerador gera fumaça branca (densa) pelo excesso de óleo no motor!
A melhor sugestão para não trocar a camisa + os aneis do gerador e recupera-la por inteiro é colocar uma carga de até 80% no gerador com Diesel S10.
Dessa maneira a camisa é recuperada e a fumaça branca/mau cheiro param de ocorrer. Outra solução é reposicionar a saída para dentro do jardim de sua residencia e não diretamente no vizinho.
Opção 5: verificar bicos que podem estar desregulados, mesmo com o motor “zero” Km.